Marketing digital: ferramenta indispensável nas organizações
2017
2017
GABRIEL MAGALHAES DE DEUS; HENRIQUE SILVÉRIO ALVES;
LAURENCE ROMÃO BRANQUINHO; LEANDRO CESAR SILVA;
LEONARDO MOTA DE CASTRO TEIXEIRA; PAULO VITOR BARCELOS SILVA;
VICTOR CANDIDO VALE SOARES.
Antigamente, para que uma empresa pudesse divulgar sua marca e mostrar ao mercado seus produtos, tinha que recorrer aos veículos de comunicação da época, como a televisão, o rádio, o telemarketing, os jornais e o famoso boca a boca. Junto com a evolução dos meios de comunicação e consequente surgimento da internet o marketing também evoluiu para o meio digital, utilizando de plataformas eletrônicas para lançar campanhas de produtos oferecidos, divulgar estabelecimentos, ofertas de serviços, dentre outras ações que interessem ao público-alvo. Segundo Santos[1] (2010), as mídias sociais nada mais são que sites da internet que possibilitam a criação e o compartilhamento de informações entre as pessoas, permitindo que o usuário seja produtor e consumidor da informação, ao mesmo tempo. As mídias recebem esse nome, pois são livres e abertas à colaboração e interação de todos.
Assim, com a evolução do marketing, empresas dispostas a investir valores menores em campanhas publicitárias tiveram a oportunidade de aparecer no mercado. Segundo Turban e King[2] (2004) o comércio eletrônico traz muitos benefícios para as organizações tais como: expansão do mercado, significativa redução de custos, melhora nos processos da organização e interatividade com os clientes. Vale ressaltar que anos atrás, quando da não existência do marketing digital, as mídias disponíveis tinham um preço elevado e, por isso, apenas as grandes companhias dispunham de capital suficiente para arcar com as mesmas.
De acordo com Santos [1] (2010), “O marketing digital propõe um modelo em que o consumidor seja o centro de suas atenções, estudando seu comportamento e colocando-o como princípio”. Dentre as estratégias destacam-se a aplicação de keywords (palavras-chave) em ferramentas de busca para impulsionar a demanda dos serviços prestados e captar futuros clientes e a criação de bancos de dados virtuais capazes de armazenar informações relacionadas ao que o cliente procura, facilitando a oferta de produtos e serviços ao direcionar a venda.
É importante dizer também que as antigas formas de marketing ainda são muito utilizadas e eficazes. Porém, a tendência do mercado tem sido a utilização do marketing digital, o qual é projetado num futuro próximo como um meio que evolui constantemente capaz de promover a propagação das marcas nele expostas. Segundo Araújo e Rios[3] (2010), a internet já faz parte da cultura contemporânea, mesmo que a maior parte das pessoas não tenha conhecimentos tão profundos sobre ela.
Diante do exposto, foi feita uma entrevista com dois empresários do segmento automobilístico, sendo que um utiliza o marketing digital como ferramenta de divulgação e o outro não.
A American Car utiliza o marketing digital, pois enxerga que é um meio que torna mais fácil a comunicação e relacionamento entre cliente e fornecedor e, ainda acredita que sem o marketing digital suas vendas poderiam cair significativamente. Depois que passou utilizar essa forma de divulgação, sua empresa passa a ser vista de forma diferente e consegue atingir um mercado maior, alcançando melhores resultados.
American Car recomenda as empresas que ainda não utilizam o marketing digital, pois, pela sua experiência e os resultados que conseguiu, enxerga que é uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de negócio, em qualquer segmento que seja, pois é uma das formas mais fáceis e eficientes de atingir o seu público, no que diz respeito a relacionamento e posicionamento de marca.
No marketing digital, existem várias ferramentas para avaliar o retorno das publicações e divulgações, para saber o leads e índice de reversão, para assim, descobrir o que dá mais resultado, e compensa mais esforço e investimento.
A empresa entrevistada que não utiliza o marketing digital, não a usa por falta de habilidade e conhecimento tecnológico, pois é uma empresa que não acompanhou a velocidade da era digital e tendência de mercado.
O empresário enxerga que o fato de outras empresas do mesmo segmento que o seu, utilizarem tal ferramenta e ele não, pode atrapalha-lo porque pode impactar nos resultados das vendas de veículos específicos. Pois ha maior facilidade em encontrar um veículo específico através do marketing digital, que é mais fácil do que ir de loja em loja, e hoje, o cliente quer rapidez e agilidade no seu tempo.
Esta empresa hoje percebe que a probabilidade de venda das empresas que utilizam o marketing digital, é bem maior das quais não utilizam, tendo em vista que há necessidade de se adaptar ao novo mercado.
Conclui-se que, independente do tamanho da organização e do mercado em que esta inserido, é necessário que a empresa utilize do marketing digital como ferramenta de divulgação da marca e aproximação do relacionamento com o cliente.
[1] SANTOS, Alex Rosário. A Influência do Marketing Digital na Decisão de Compra do Consumidor Brasileiro. Paripiranga, 2010.
[2] TURBAN, Efraim; KING, David. Comércio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. 436 p.
[3] ARAÚJO, Gislene Freitas e RIOS, Riverson. Estratégias do Marketing Político Digital aplicadas à campanha presidencial de Barack Obama. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
