top of page

Aprenda as principais dicas na busca de um emprego

2017

2017

 

BEATRIZ CRISTINA ESTEVÃO GALVÃO; CAMILA BELTRÃO DE OLIVEIRA

CAROLINE AGUIAR DA SILVA; FRANCIELLY CAETANO ANDRADE

STÉPHANY FREITAS RIBEIRO.

 

Devido a crise que se instalou no Brasil e o alto índice de desemprego, milhares de estudantes recém-formados estão em busca de uma oportunidade de trabalho e até mesmo uma recolocação no mercado (UOL[1], 2017).

 

Assim, com o objetivo de verificar quais os principais critérios observados pelos empresários em processos de recrutamento e seleção que esta pesquisa entrevistou a psicóloga analista comportamental, consultora de RH e palestrante Kiara Regina, a qual apresentou uma avaliação crítica do que um candidato precisa ter como diferencial para atingir a tão sonhada vaga de emprego.

 

Num primeiro momento buscou-se entender quais são as características essências observadas nos trabalhadores durante os processos seletivos. Sobre isso, a psicóloga explicou que “as características essenciais consistem nas competências comportamentais. A apontada com maior predominância pelos gestores é a atitude, que está ligada diretamente com a vontade de aprender, iniciativa e pro atividade. Para a maioria dos gestores, o perfil comportamental é mais relevante, fazendo com que não abra mão dessas características”.

 

Diante da exigência acima relacionada por parte dos gestores, perguntou-se à respondente o que o trabalhador deve fazer para desenvolver tais características. A entrevistada explicou que “o primeiro aspecto seria desenvolver o autoconhecimento”.

 

A entrevistada complementou ainda que, “a Psicologia oferece um trabalho de orientação profissional que auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão, possibilita um conhecimento do seu perfil, dos aspectos da sua personalidade, dentre outras contribuições. O planejamento de carreira é outra opção para aqueles que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira. Buscar cursos de capacitação profissional contribui também para que a pessoa realize uma autoanálise, para buscar identificar seus pontos fortes e seus pontos de melhora, o feedback contribui muito para o aperfeiçoamento das próprias competências".

 

Outro fator questionado na entrevista diz respeito as dificuldades dos empresários quando da seleção de um novo colaborador. Quando questionada sobre isso, a respondente afirmou que “a primeira dificuldade está na própria descrição de cargo, principalmente em empresas que não tem o departamento de Recursos Humanos. Muitas vezes os gestores não sabem o perfil que é mais compatível com o cargo e isso influencia em todo o processo seletivo, desde a avaliação do currículo, até na escolha final do candidato, repercutindo assim na assertividade da contratação e na retenção do colaborar dentro da Organização”.  

 

Por último fora solicitado à psicóloga entrevistada que apresentasse dicas para aqueles que estão à procura de emprego. Dentre as dicas, a psicóloga destacou ser imprescindível para os que estão em busca de emprego e ou recolocação no mercado de trabalho “a confecção do currículo”. Por isso, afirmou ser “importante buscar orientações para a elaboração do mesmo, pois esse é a porta de entrada, já diz muito do perfil do candidato. É necessário ter um foco, identificando a área de atuação para direcionar os locais de entrega do currículo. Outro aspecto de extrema relevância é o desenvolvimento do CHÁ (CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE), faz-se necessário identificar seu perfil para assim buscar capacitação, conhecimento teórico, vivências que possibilitam desenvolver as habilidades. Por fim a grande chave para a conquista do emprego é a “atitude”, sem a mesma é impossível atuar de forma satisfatória tanto para a conquista da oportunidade de emprego, como também para o seu desenvolvimento dentro da organização”.

 

Com a entrevista concluiu-se que além do candidato fazer uma boa confecção de currículo ele precisa estar preparado e capacitado. Para tanto, estes, precisam buscar participar de cursos de qualificação profissional e conhecer o perfil da empresa a qual oferece vagas de emprego. Vale ressaltar que não se deve esquecer que atitude é uma característica necessária a qualquer trabalhador.

 

[1] https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/09/08/crise-traz-fechamento-de-empresas-e-desemprego-no-abc-paulista.htm

bottom of page